CAMINHADA DA CONSCIÊNCIA NEGRA EM LAGOA ALEGRE

O Dia da Consciência Negra é comemorado em 20 de novembro em todo o país. A data homenageia Zumbi, um pernambucano que nasceu livre, mas foi escravizado aos seis anos de idade. Mais tarde ele voltaria para sua terra natal e seria líder do Quilombo dos Palmares. Zumbi morreu em 20 de novembro de 1695.

Em Lagoa Alegre com o tema: “Qual é a sua cor”, as escolas Municipais Alfredo da Silva Costa , Mãe Neusa Costa e Vovó Belinha, realizaram uma caminhada na manhã deste sábado(23) que saiu do portal da entrada da cidade, percorrendo as principais ruas da cidade e encerrando na praça Raul da Silva Costa com varias apresentações.

O objetivo do Dia da Consciência Negra é fazer uma reflexão sobre a importância do povo e da cultura africana no Brasil. Também serve para analisarmos o impacto que tiveram no desenvolvimento da identidade cultural brasileira. A caminhada levou para as ruas de Lagoa Alegre varias alas mostrando a música, a política, a religião e a gastronomia que foram profundamente influenciadas pela cultura negra. Este é um dia de comemorar e valorizar a cultura afro-brasileira.