DELEGADOS DE LAGOA ALEGRE PARTICIPAM DA 8ª CONFERÊNCIA ESTADUAL DE SAÚDE

Está acontecendo, em Teresina (PI), a 8ª Conferência Estadual de Saúde do Piauí e a 16ª Nacional de Saúde. Lagoa Alegre está representada pela Secretária de Saúde Rizalva Fortes, Evandro Soares e Vilma Alves .

As Conferências de Saúde são espaços democráticos, onde a sociedade avalia os últimos 4 anos da Gestão e sugere propostas para os próximos 4  nas três esferas de governos.

A 10ª Nacional aconteceu nos dias 2 a 6 de setembro de 1996, em Brasília-DF. Contou com a presença de 1.260 delegados e delegadas, provenientes de 27 conferências estaduais; foram 3.000 conferências; 351 convidados; 1.341 observadores e delegados de entidades nacionais. Partindo do Tema Central: “Construindo um modelo de atenção à saúde e a qualidade de vida”, uma das mais importantes deliberações da 10ª no caso do subtema “Saúde, cidadania e políticas públicas” foi a reafirmação da saúde e da seguridade social como direito universal da cidadania e dever do Estado. Neste ponto, os conferencistas argumentaram que o Estado não tinha que ser “mínimo, nem máximo”, mas do tamanho adequado ao implemento das políticas públicas indispensáveis às necessidades sociais.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *